Alterações nos custos de devolução

Se você tem uma venda no Mercado Livre, pode chegar a receber a devolução de um produto através de uma reclamação, mediação ou de uma devolução agilizada.

Quanto custa a devolução?

O mesmo que a etiqueta inicial do envio, e a chamamos de “custo pela devolução”.

Lembre-se também que, se você oferece frete grátis, não devolveremos o custo da etiqueta pago ao vender.

Quando começarei a pagar esses custos?

A partir de quarta-feira, 1 de maio de 2019. Os custos valerão para todas as devoluções iniciadas a partir desta data.

Em quais casos eu pagarei a devolução?

Sempre que o comprador pedir para devolver o produto por não estar em perfeitas condições ou conforme combinado.

Há algum caso onde eu não pago?

Claro! Se o comprador se arrepender da compra ou se o produto tiver algum problema que não seja de responsabilidade sua, a devolução será gratuita para você.

Como eu pago a devolução?

Da mesma forma que agora! Assim que nos certificarmos de que o comprador enviou o seu produto, debitaremos o valor da etiqueta de devolução da sua conta do Mercado Pago. Você o verá nas transações da sua conta como “Custo pela devolução”.

Caso não haja dinheiro em sua conta, faremos o débito quando houver saldo disponível.

É obrigatório aceitar uma devolução?

Conforme os nossos Termos e condições gerais, você deve aceitar qualquer troca ou devolução que pedirem dentro do prazo estipulado. O comprador tem até 30 dias como máximo para pedir a troca ou devolução de uma compra.

Se preferir, durante as reclamações, você pode acordar com o comprador para devolver o dinheiro sem enviar o produto de volta.

O que eu posso fazer para não ter devoluções?

A melhor maneira de evitar devoluções é proporcionando uma boa experiência aos seus compradores, por isso, siga estas prácticas antes de enviar o produto:

  • Certifique-se de que tenha todas as suas partes e acessórios.

  • Garanta que funciona perfeitamente.

  • Certifique-se de que seja tal como o comprador pediu a você no momento da compra.

  • Garanta que uma boa embalagem proteja o produto.

O que acontece se a devolução não é concretizada?

Se o comprador mudar de ideia e não enviar o produto de volta, não cobraremos nada.

Caso o comprador faça o envio, mas o produto não chegue, vamos intervir para que você não perca o valor do produto.

As informações foram úteis?