Como as devoluções funcionam?

Quando uma pessoa faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode solicitar a devolução sem custo e obter o reembolso do seu dinheiro, como parte do programa de Compra Garantida do Mercado Livre.

Onde posso ver se querem me devolver um produto?

Quando o comprador solicitar uma devolução, você a verá refletida na lista de vendas. Lá, você poderá acompanhar as devoluções e o status do envio do produto.

O que acontece com o dinheiro da venda?

O dinheiro ficará retido na sua conta Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho.

Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.

Se sua conta Mercado Pago não tiver saldo, uma dívida será gerada e será quitada ao adicionar ou receber dinheiro.

Quanto tempo o comprador tem para me devolver um produto?

O tempo que o comprador tem para solicitar a devolução, a partir do recebimento da compra, varia conforme o produto:

 

Categoria

Prazo para iniciar a devolução

Câmeras e Acessórios
Games
Eletrônicos, Áudio e Vídeo
Celulares e Telefones
Informática
TV

Inclusive softwares, acessórios e componentes relacionados.

30 dias

Para as compras desta categoria, feitas até 3 de abril de 2024, o prazo de devolução é de 7 dias.

Demais produtos

30 dias

 

produtos que não podem ser devolvidos, a menos que o comprador tenha algum problema.

Devo pagar pelo envio da devolução?

As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir para devolver o produto porque não estava em perfeitas condições ou não estava de acordo com o combinado.

Se o envio for de sua responsabilidade, vamos descontar o valor da sua conta Mercado Pago quando a devolução estiver a caminho.

As devoluções afetam minha reputação como vendedor?

As devoluções não impactam sua reputação, exceto se você tiver enviado um produto diferente do que o solicitado pelo seu comprador, se o produto não funcionar ou estiver incompleto. Nesses casos, será considerada como uma reclamação.

Para alcançar ou manter a cor verde, você deve ter menos de 3% de reclamações em suas vendas.

 

O que acontece se a devolução não chegar nas condições esperadas?

Nós podemos te ajudar caso o produto devolvido não chegue conforme o esperado ou se você receber outro item no lugar. 

Em 3 dias úteis após o recebimento, ao acessar sua venda, você pode nos avisar que conferiu o produto e reportar o problema. Vamos pedir que você nos conte o que aconteceu e anexe fotos do produto e da embalagem para que possamos entender melhor o problema e solucioná-lo.


Em quais casos podemos ajudar

Há algumas situações em que não é possível oferecer a cobertura. Nesse caso, vamos prosseguir com a devolução do dinheiro ao comprador.

Por exemplo, não podemos te ajudar se você iniciar uma reclamação porque o comprador não entrou em contato com você antes de devolver o produto.

Além disso, não é possível oferecer cobertura se sua reclamação for relacionada aos mesmos problemas ou itens em falta reportados pelo seu comprador, ou por questões referentes à embalagem, como por exemplo:

  • O produto chegou com a caixa ou embalagem original aberta.
  • A embalagem chegou avariada, mas o produto está em perfeitas condições.
  • O produto chegou sem a embalagem original.

Se você tiver uma loja do Mercado Shops e uma pessoa comprar como "convidado", ou seja, sem ter uma conta do Mercado Livre, ela não terá direito à devolução agilizada.

As informações foram úteis?