Restrições do Sistema


É proibido realizar comentários e expressar opiniões de caráter privado ou pessoal, que não tenham relação com a negociação sobre a qual está sendo feita a qualificação.

O MercadoLivre poderá restringir e/ou proibir a contratação de qualquer de seus serviços por usuários cuja reputação seja inferior aos níveis mínimos, estabelecidos pelo MercadoLivre a seu exclusivo critério.

Auto-qualificação

É terminantemente proibido que o Usuário qualifique a si mesmo ou interfira de qualquer maneira em sua qualificação.

Ou seja, ele não deve induzir outros a efetuarem qualificações fictícias ou simuladas. Qualificações provenientes de usuários que tenham qualquer vínculo de parentesco ou que residam no mesmo endereço deste, serão removidas, sem que o MercadoLivre precise justificar a medida. Adicionalmente os cadastros de ambos os usuários poderão ser suspensos.

Usuários inabilitados

Se o usuário estiver inabilitado do MercadoLivre, temporária ou definitivamente, não poderá fazer qualificações.

Qualificações a cada negociação

O sistema somente permite uma qualificação a cada negociação encerrada.

Qualificações Ocultas

As qualificações permanecem ocultas até que ambas as partes qualifiquem ou tenha passado 21 dias desde a data da compra.

Durante esse período em que a qualificação permanece oculta, os pontos resultantes dessa qualificação não se somam ao restante do histórico de negociações.

Se um usuário possui mais de 10% de qualificações negativas ocultas e recebe novas qualificações negativas, todas as qualificações ocultas serão ativadas mesmo que o prazo de qualificação não tenha terminado ou ainda que sua contraparte não tenha qualificado.

Prazos para qualificar

O prazo máximo para qualificar o usuário com quem realizou a negociação é de 21 dias, a contar da data da compra no site. Após este prazo, o usuário que não qualificou a contraparte não terá mais direito de qualificá-la. Nos casos em que a negociação não pode ser concretizada, o usuário somente poderá qualificar a contraparte a partir do 3° dia após a data da compra no site. Passado esse período, o usuário poderá recadastrar o produto.

Responsabilidade pelas qualificações

O usuário reconhece e aceita ser de sua inteira responsabilidade os comentários realizados no sistema de qualificações de usuários do MercadoLivre. Por isso aconselha-se que o usuário seja muito cauteloso, honesto e sincero em suas opiniões, pois poderá responder por eventuais ações legais de um usuário que se sentir lesado. O MercadoLivre em momento nenhum será responsável por opiniões ou comentários expressados pelos Usuários no site ou por qualquer outro meio.

Eliminação das qualificações

As qualificações são o detalhe de como resultou uma negociação e orientam os usuários da comunidade.

No entanto, excluiremos qualificações e réplicas apenas quando:

  • Haja a solicitação de uma autoridade competente (judicial, policial ou administrativa).
  • Incluam dados pessoais ou de contato.
  • Façam referência a um produto diferente do ofertado.
  • Sejam contraditórias e incoerentes.
  • Incluam ofensas.
  • Tenham uma intenção claramente vingativa.
  • O usuário está inabilitado e o qualificou nos últimos 90 dias.
  • O comentário não está relacionado com a negociação ou há apenas símbolos.
  • O comprador qualificou negativo devido a negociação não ter sido concretizada porque o MercadoPago não aprovou o pagamento.
  • O usuário qualificou negativo, mas é o responsável pelo cancelamento da negociação.

Responsabilidade do MercadoLivre

MercadoLivre não é responsável por verificar a veracidade ou exatidão das qualificações ou réplicas e não se responsabiliza pelo que foi escrito, pelas ofertas de compra ou venda ou por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, incluindo correio eletrônico. MercadoLivre se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos. MercadoLivre tem o direito de excluir os Usuários que recebam comentários negativos provenientes de fontes distintas.

Você tem algum problema?Contate-nos